O consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas ou o pão de cevada, por exemplo, podem ajudar a curar a anemia quando ela é causada pela deficiência de ferro no sangue.
Porém, os alimentos ricos em ferro são importantes em todas as fases da vida e devem ser consumidos com frequência, especialmente, em gestantes, bebês e idosos, pois estes grupos possuem uma necessidade maior de ferro no organismo.
Alimentos ricos em ferro para anemia
Os alimentos ricos em ferro para anemia incluem:
- Alimentos ricos em ferro de origem animal, como as carnes vermelhas, o ovo ou a farinha de peixe, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade;
- Alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa;
Além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como:
- Evitar comer alimentos ricos em cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro;
- Evitar comer alimentos integrais ao almoço e jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos;
- Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro;
- Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo. Misturar frutas e legumes nos sucos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.
Confira abaixo, os Alimentos ricos em Ferro:
1. Fígado: O fígado é um excelente alimento rico em ferro, pois contêm cerca de 5 miligrama para cada 100 gramas de seu consumo.
2. Ostras: As ostras não são um alimento que é consumido todos os dias, mais ela é uma excelente fonte de ferro, pois ela contêm cerca de 7,9mg para cada 100 gramas de seu consumo
3. Grão de bico: Este legume fornecer ao seu corpo com quase 5 mg de ferro para cada 100g de seu consumo, além disso, ele é uma boa opção para os vegetarianos, pois ele é rico em proteínas.
4. Sementes de Abóbora: Uma xícara de Sementes de Abóbora contém mais de 3 mg de ferro, por este motivo ele é uma boa opção de alimentos ricos em ferro, evitando-a assim sua deficiência. Além disso, as Sementes de Abóbora podem ser adicionada em receitas de sucos ou saladas.
5. Beterraba: A Beterraba é uma boa opção de alimentos ricos em ferro, já que ela tem 2,7 miligramas de ferro para cada 100 gramas de seu consumo
6. Cominho: O Cominho é um tempero rico em ferro. Ele tem certa de 0,6 mg de ferro para cada 2 grama de seu consumo.! Na prática: utilize-o para temperar carnes, peixes, massas e arroz. assim, está adicionando ferro em suas refeições.
7. Soja: Uma xícara de soja contém mais de 4 mg de ferro. Além disso, a soja é rico em outros nutrientes como cobre, manganês, proteínas e fibras.
8. Feijão: Os Feijões com todas as suas variedades são uma boa opção para alimentos ricos em ferro, já que ele contêm cerca de 8,6mg para cada 100 g do seu consumo. porém, lembre-se que a Vitamina C ajuda na absorção do ferro.
9. Lentilhas: As Lentilhas são um legume rico em ferro, as lentilhas cozidas oferecem cerca de 6 mg do mineral por xícara, além disso elas são ricas em fibras, ajuda reduz o colesterol entre outros benefícios. Lentilhas também são um ingrediente extremamente versátil na cozinha, fazendo um ótimo complemento em tudo, desde sopas à saladas.
10. Espinafre Cozido: O Espinafre é um excelente fonte de ferro, embora cozinha-lo irá ajuda seu corpo absorver seus nutrientes mais facilmente. Apenas uma xícara de espinafre cozido contêm cerca de 6 mg de ferro, bem como proteínas, fibras, Cálcio, vitamina A e vitamina E.

Nenhum comentário:
Postar um comentário