Hipotiroidismo é uma doença muito complicada que vem seguida de várias complicações como: dislipidemias, colesterol alto, obesidade, edema e etc.
Primeiro vamos entender um pouco mais sobre o hipotiroidismo: É um problema no qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo. Com alguns sintomas: fadiga, inchaço, depressão, ganho de peso inexplicável, queda de cabelo, constipação. Esses sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, pode desenvolver lentamente e com passar do tempo pode se agravar a as alterações no metabolismo são cada vez mais marcante, levando a procura de um profissional de saúde.
Tratamento
O tratamento padrão utiliza medicamento oral que restaura os níveis hormonais, revertendo os sinais e sintomas. Porém podem causar efeitos colaterais como: aumento do apetite e insônia.
Alimentação
A alimentação pode auxiliar bastante no tratamento, pois como já foi dito um dos principais problemas é o ganho de peso. Mas além de ajudar no controle de peso, alguns alimentos contêm nutrientes fundamentais. Confira:
- Alimentos com vitaminas do complexo B, principalmente B9:milho, legumes, vegetais folhosos (couve, agrião, alface, brócolis, etc) e B12: fígado, ovo, sardinha, frango, salmão, etc;
- Alimentos bociogênicos: repolho, brócolis, couve-flor, alface, ervilha, couve, repolho, etc;
- Utilizar sal iodado;
- Consumo adequado de fibras e líquidos. Vegetais, frutas, aveia, granola, nozes, sementes, etc. Tomar pelo menos 2L de água no dia.
LEMBRE-SE: é muito importante manter atividade física regular. Pratique exercícios!
Não existem artigos conclusivos sobre quais alimentos evitar no hipotiroidismo. O ideal é manter uma alimentação balanceada e variada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário