Benefícios do coco


Eu já falei sobre os benefícios da água de coco, e já sabemos que são muitos. Mas, e o coco em si? Tem benefícios? Faz bem ou mal? Ajuda a complementar minha dieta? Conheça algumas propriedades nutricionais do coco e seus benefícios.





Propriedades da polpa de coco

Constituída por fibras, gorduras do bem e sais minerais, o ingrediente pode servir para receitas de doces e molhos, mas também pode ser utilizado como um alimento do bem, já que apresenta efeitos positivos para o corpo.

 Benefícios

·         As gorduras saturadas do óleo de coco tem muitas propriedades medicinais: A razão pela qual o coco tem sido tão criticado por aqueles preocupados com a boa saúde é que quase todos os seus ácidos graxos são gorduras saturadas que agora as pessoas ligam com níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas. No entanto, esse mito tem sido amplamente desbancado e muitos estudos em larga escala ter sido feito para refutar a ideia de que as gorduras saturadas entopem as artérias e levam a problemas cardíacos. Foi descoberto que os ácidos graxos nos quais o coco é tão rico vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformado em compostos chamados corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou a doença de Alzheimer.

·         O óleo de coco aumenta a energia e a queima de gordura: Muitas pessoas que estão lutando para chegar a um peso ideal vão descobrir que o coco podem realmente ajudá-las em sua busca. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) no óleo de coco podem aumentar o gasto de energia, às vezes por até 5%, ou o equivalente a 120 calorias por dia. Este gasto extra pode ser uma poderosa ajuda para perda de peso.

·         O coco tem propriedades antimicrobianas: Uma substância chamada ácido láurico constitui cerca de 50% dos ácidos graxos encontrados no óleo de coco e, quando digeridos, forma um monoglicérido chamado monolaurina; estas duas substâncias foram demostradas que matam agentes patogênicos prejudiciais no corpo, incluindo bactérias, vírus e fungos. Isto inclui as bactérias perigosas como Staphylcoccus aureus e Candida albicans, as quais são responsáveis por infecções fúngicas.

·         O óleo de coco é um supressor natural do apetite: Outra razão que o coco pode levar à uma dieta saudável é que ele naturalmente suprime o apetite, podendo levar à redução geral do total de calorias ingeridas. Um estudo mostrou que quando diferentes quantidades do coco rico em TCM foram ingeridas por homens, os que recebem mais, comeram em média, 256 calorias a menos por dia. Se acredita que isto é por causa dos corpos cetônicos formados quando o coco é digerido, os quais tem sido indicados que reduzem a fome naturalmente.

·         Melhora o funcionamento do intestino: Rica em fibras, a polpa de coco é uma ótima aliada de quem precisa colocar o intestino para funcionar. Controle a quantidade e não se esqueça de consumir água para que o efeito seja positivo

·   Combate à osteoporose: O cálcio é um dos responsáveis pela prevenção da osteoporose e está presente em quantidade significativa na polpa do coco

       São opções de consumo de coco: a polpa do coco, o óleo de coco e a água de coco.

    Se tiver gostado, comente e compartilhe! E se tiver alguma dúvida, comente também... quem sabe eu consigo ajudar.

Um comentário: